terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os Manjares do Mundo


"Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava;" (Dn 1. 8)

No contexto da história de Daniel, vemos um jovem que foi trazido em cativeiro à Babilônia. Vemos um jovem culto, educado, que por assim ser, é escolhido entre tantos outros, para estar trabalhando no palácio do rei. (Dn 1. 4)
Contudo, havia um porém... Daniel deveria se alimentar das mesmas iguarias que eram servidas na mesa do rei Nabucodonosor. (Dn 1. 5)
No entando o jovem Daniel recusa-se, pois sabia que o que era servido na mesa do rei, eram comidas que ora fora consagrada a outros deuses. Assim Daniel propõe a Aspenaz, responsável por cuidar desta ordem dada pelo rei, que fosse servido apenas de legumes e água. (Dn 1. 12)
O improvável acontece no fim dos dias...

"...passados os dias, os quatro jovens israelitas (Daniel, Ananinas, Misael e Azarias) estavam mais sadios e mais fortes que os jovens que comiam a comida do rei... e entre todos não havia quem se comparasse com eles. Por isso, ficaram trabalhando no palácio." (Dn 1. 15, 19)

Daniel, poderia bem ter aceitado alimentar-se da comida que lhe era oferecida inicialmente. Eram comidas saborosas, visto que eram comidas das quais o próprio rei se alimentava.

Isso acontece ainda nos dias de hoje, a todo momento somos tentados a sentarmos "à mesa do rei" e comermos aquilo que ele oferece, e quantas tantas e tantas vezes temos aceitado, sem nem se quer nos preocuparmos a procedência de onde veio, e o futuro ao qual está nos levando.
Vemos hoje dentro da própria igreja, jovens que não percebem, mas que estão sentados de forma muito "confortável" à mesa do mundo.
Meninas crentes copiando outras não evangélicas, meninos que deveriam ter a postura e testemunho de homens santos (Ver 2 Reis 4. 8) estão trazendo para dentro do povo de Deus, aparências mundanas, modas mundanas, palavras mundanas, estilos mundanos... estão fazendo o oposto ao que a palavra do Senhor ordena: "Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores... ensinando-os a obedecer a tudo que tenho ordenado a vocês..." (Mt 28. 19-20).
Não estão cumprindo o "Ide e Ensine", estão cometendo um erro gravíssimo, totalmente contrário à ordem dada por Cristo eles praticam o "Tragam e Propaguem", estão contaminando a igreja imaculada do Senhor, estão se tornando pouco a pouco, joio no meio do trigo. É preciso muita atenção, muito cuidado, cautela, o pecado não estar em viver no mundo, mas em deixar o mundo viver em você.

Se sacrificar por amor a Deus não é vão, Paulo escreve em sua carta aos Filipenses: "Para mim o viver é Cristo, e morrer é lucro", o final de Daniel foi extraordinário, obteve a melhor posição no palácio. O Senhor Deus dá honra a quem o honra.
Ame ao Senhor acima de todas as coisas e veja em sua vida o cumprimento do que diz em Salmos 1. 3 e Romanos 8. 28

"...tudo que essas pessoas fazem dá certo... Todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus..."

Cícero Nascimento Júnior
GRAÇA E PAZ A TODOS

Um comentário: